A escola

Teatro Escola Mario Persico foi Inaugurado em março de 2013 pelo ator, diretor e dramaturgo Mario Persico, o Teatro Escola Mario Persico, funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, oferecendo aulas de teatro para crianças e adultos, com cursos Livres e Profissionalizantes, e também para quem não pretende ser ator, mas quer adquirir técnicas para melhorar desinibição, voz, postura, por exemplo.
O espaço possui dois teatros com arquibancadas para 40 e outro para 80 pessoas, camarins e sofisticado sistema de luz e sonorização, que recebe espetáculos em  todos os finais de semana com sessões noturnas e, mais recentemente, com matinês para o público infantil. “Começou como escola e espaço para ensaiar e guardar os figurinos, mas rapidamente ganhou as adequações necessárias para encenações de espetáculos aos fins de semana. Tanto que hoje as pessoas vêm [aos finais de semana] sem saber o que vai ser apresentado. Virou um hábito para o público que gosta de assistir teatro”.
O espaço também é a sede da Cia Clássica de Repertório fundada e dirigida por Mario Persico em 1994.

A Cia Clássica de Repertório (site)  foi fundada em janeiro de 1994, buscando criar um teatro de repertório e um resgate de textos clássicos da dramaturgia e literatura mundial. Além de desenvolver uma dramaturgia própria a Cia tem em seu currículo autores como Moliére, Clarice Lispector, Arthur Miller, Tennesee Willians, Gil Vicente e Eça de Queiroz. A estréia foi com a montagem infanto-juvenil “Cinderela - A Comédia”, uma paródia do clássico infantil homônimo. No mesmo ano veio ao palco “Pluft - O Fantasminha”, de Maria Clara Machado e “A Mulher Zumbi”, de Mario Persico, sendo que as duas montagens continuam em temporada, perfazendo doze anos em cartaz.
Com A Mulher Zumbi, a Cia Clássica conquistou reconhecimento de público e crítica. O espetáculo conquistou 27 prêmios em Festivais Estaduais e Nacionais de Teatro, além de representar o Brasil no XII ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano em Santiago do Chile em 1998. Ainda com A Mulher Zumbi e o infanto-juvenil Meu Amigo, Dom Pedro II, a Cia Clássica excursionou por algumas cidades ao Norte de Portugal (Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Nova Famalicão, entre outras) em 1999.

Após ser agraciada com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Municipal - LINC, por oito vezes , a Cia Clássica em 2006 foi uma das 55 companhias classificadas para receber o Prêmio Myriam Muniz, (FUNARTE/PETROBRÁS) concorrendo com mais de 800 grupos de todo o pais a Cia Sorocabana teve seu projeto “De Feira de Muares á revolução Industrial”, classificado em 16° lugar por ordem de excelência artística, desse projeto nasceu o espetáculo ‘A FEBRE’. Em 2007 a CIA CLÁSSICA é classificada pela segunda vez consecutiva com o Prêmio Myriam Muniz para realização do espetáculo DO OUTRO LADO DO RIO, que narra a saga da imigração espanhola em Sorocaba e compõe a segunda parte da trilogia sorocabana.

cia classica de repertorio.png
cia%20classica%20de%20repertorio%202_edi