
Espetáculos


OS QUE CHEGAM COM A NOITE
Espetáculo: Os Que Chegam Com a Noite.
Eles não são bons ou maus, eles são o que são. E estão na próxima esquina, na praça central, na mesa ao lado do boteco. Frutos de um sistema selvagem onde sobreviver é a regra. Podemos olhar pra eles ou não. Licenças a parte, nossa única meta foi não idealizar, mas também não atenuar nada. Esta obra contém tema adulto, cenas de impacto, violência sexual, menção de uso de drogas lícitas e ilícitas.
O espetáculo nasceu de uma pesquisa de campo, junto aos garotos de programa, travesti, usuários de drogas que trouxemos em nosso espaço e fomos entrevistando e colhendo as histórias que viraram o nosso espetáculo, que será apresentado neste sábado as 19h00 no Teatro Escola Mario Persico.
Serviço:
Espetáculo: Os Que Chegam Com A Noite
Data: 08/02/2026
Horário: 19h00
Local: Teatro Escola Mario Persico
Endereço: Rua Coronel Cavalheiros, 74, Centro, Sorocaba/SP
Ingressos: R$ 20,00 (Preço Único)
ESCRAVOS DO DESEJO
Embora a história seja uma adaptação do livro Servidão Humana, que é uma história mais conhecida pela relação masoquista do casal principal, vide as adaptações cinematográficas e mesmo as adaptações teatrais, a verdade é que a intenção de Sommerset Maugham foi escrever um romance filosófico.
Nesta adaptação o foco também são as relações amorosas e a dificuldade que as personagens têm de manter o controle sobre esses sentimentos.
Alberto ama Miriam, ou pensa ama-la, ela ama, ou pensa amar a todos, menos ele. Uma ciranda trágica da qual eles não possuem o menor controle e que os arrasta para um fatídico desfecho.
A adaptação de Mario Persico se fundamenta na tese de Étienne de La Boétie e seu discurso da Servidão Voluntária, como forma para se entender como algumas pessoas se submetem a tanto sofrimento em nome do amor, em nome de uma paixão que só os arrasta a ruina.
Fazem parte da montagem, sob a direção de Mario Persico os atores Tiske Reis (Alberto), Giovana Tegani (Miriam), Valéria Nastri (Enfermeira) e Pedro Sales (Guilherme).
Serviço:
Espetáculo: Servidão Humana
Data: 07/02/2026Horário: 19h00
Local: Teatro Escola Mario Persico
Endereço: Rua Coronel Cavalheiros, 74, Centro, Sorocaba/SP
Ingressos: R$ 20,00 (Preço Único)

MARIO PERSICO
50 ANOS DE TEATRO
Mario Persico completa 50 anos de teatro neste ano de 2026. E para comemorar esse jubileu, o Teatro Escola Mario Persico, abre em novo endereço.
Depois de doze anos de existência na Rua da Penha, o espaço reabre na Rua Coronel Cavalheiros, em um espaço totalmente acessível, posto que livre das famosas escadas que tanto prejudicavam no espaço anterior e com ar condicionado.
O novo espaço fica próximo ao Terminal São Paulo, e oferecerá além da acessibilidade, mais conforto aos seus frequentadores.
Dentro das comemorações do jubileu de Mario Persico, vem aí também, além do novo espaço, a trilogia do terror, com a montagem dos espetáculos – Entrevista com o Vampiro, Frankenstein e A Noite do Lobisomem.
Ensaio Final, com Matilde Santos que também comemora 50 anos de teatro, posto que também iniciou com Mario Persico em 1976, é outro espetáculo que faz parte dessas comemorações.
Será um ano de muitas e grandes surpresas.
Numa avaliação final dos resultados obtidos pelo Teatro Escola Mario Persico dentro do cenário de Sorocaba e região de sua inauguração até os dias de hoje, reproduzo abaixo as palavras do crítico, professor e diretor teatral: José Simões escrita quando ainda tínhamos cinco anos de existência:
“Todo o final de semana, ao longo do ano, no Teatro Escola Mario Pérsico há programação de peças de teatro. Certamente este é o espaço teatral na cidade de Sorocaba com o maior número de espetáculos em cartaz ao longo do ano. Muito mais que os teatros SESC, SESI e Municipal de Sorocaba – Teotônio Vilela....Esta é uma diferença fundamental no caso do Teatro Escola Mario Pérsico – a regularidade.
Não é fácil manter a programação de um espaço cultural sem furos ou surpresas ao longo do ano. Requer muito trabalho (mas muito trabalho mesmo) e dedicação para manter um espaço teatral em pleno funcionamento.
O nome do espaço teatral – Teatro Escola Mario Pérsico – se confunde com o nome do seu criador – Mario Pérsico. Uma personalidade do teatro sorocabano contemporâneo.
Não há dúvida para o Mario Pérsico que o fazer teatral se aprende fazendo teatro. Assim escola, teatro, formação é tudo junto e misturado. É ali no momento da cena, no aqui-agora do teatro, que o aprendiz que deseja mergulhar na profissão se depara com as sensações do sublime e da agonia que o palco pode trazer ao artista. O palco nunca é uma calmaria. É, ao contrário, um turbilhão de emoções. Não existe palco domesticado.
O Teatro Escola Mario Pérsico oferece a cidade Sorocaba e região um espaço com programação regular e vocacionado ao teatro.”
José Simões
Fernanda Montenegro diz que o teatro é sempre o umbigo de uma cidade. Uma cidade sem teatro não é uma cidade. O que configura uma cidade é o seu teatro. E nesse sentido, o Teatro Escola Mario Persico é, sem sombra de dúvidas, o umbigo da cidade. E para nós, que ali respiramos - O umbigo do mundo.
De sua criação – 2013, até hoje, ele se transformou em um espaço pulsante, que tem apresentações em absolutamente TODOS os finais de semana.
Só isso, já é um trabalho hercúleo. Não é nada simples ou fácil manter uma agenda de apresentações ininterruptas por uma década. Tal agenda contribuiu não só para a formação, mas também para a fidelização de plateias.
Muitas vezes aconteceu de expectadores chegarem e nem saberem que espetáculo seria. Mas, sabiam que haveria apresentação. Mais de uma vez também aconteceu de ter apenas uma pessoa na plateia e mesmo assim, houve a apresentação. Tal compromisso para com o teatro também ajudou a consolidar o nome de nosso espaço como um grande agitador cultural.
Foi fácil? Nunca foi. Várias vezes o espaço esteve em vias de fechamento. Afinal, o prédio é alugado e sobrevive de suas próprias entranhas. O que faz os atores do espaço estar sempre convivendo com a possiblidade de encerramento das atividades. Mas acreditamos que no Brasil, todos os coletivos que têm uma sede alugada devem passar, em maior ou menor escala, pelo mesmo drama.
O teatro não é terapia, por certo. Mas o efeito é sempre terapêutico. E assim, salva vidas que dele se aproximam. E é a isso que Mario Persico tem se dedicado nessa trajetória de meio século.
Nossa reabertura no novo espaço será dia 07 de fevereiro com os espetáculos “Escravos do Desejo” e “Os Que Chegam Com a Noite”:
DIA 07 - 19H00 -Escravos do Desejo
DIA 08 – 19H00 -Os Que Chegam Com a Noite
Participe dessa festa.



