R á d i o   N o v e l a   em   30   C a p í t u l o s

Teatro Escola Mario Persico Apresenta:

D R Á C U L A
A   R A D I O    N O V E L A

Onde a arte não dá trégua

Inaugurado em 2013 o Teatro Escola Mario Persico surgiu como uma escola de iniciação e capacitação profissional. Não tardou, contudo, se transformar em um espaço cultural dos mais atuantes da cidade.
Nesses sete anos de existência o TEMP se firmou como referência cultural, pois todos os finais de semana realizou apresentações. Assim sendo, já contabilizamos mais de 600 apresentações.
Às vezes nas sextas, às vezes nos domingos à tarde com espetáculos infantis e sempre aos sábados e domingos a noite. Isso sem mencionar os finais de semana que havia duplas apresentações. Uma no andar de baixo e a segunda no andar de cima.
Toda essa atividade alucinada e ininterrupta foi criando e fidelizando um público para as atividades teatrais da cidade.
Nós realizamos e produzimos teatro com ou sem Leis de Incentivo, com ou sem apoios oficiais. Hoje em dia, diante das dificuldades de mercado e outras limitações que o fazer teatral demandam, vemos muitos colegas ficarem absolutamente reféns de Leis de Incentivo ou Apoios diversos. E é compreensivo que eles assim trabalhem. Afinal figurinos são caros, uma boa costureira é cara. Bons tecidos não são baratos, cenários demandam material que também não resulta barato.  O TEMP orgulhosamente segue vivo e produzindo ininterruptamente quer com Leis e Incentivos, quer sem elas. E por isso orgulhosamente afirmamos que não damos trégua. Estamos o tempo todo em ebulição. Seja escrevendo, dirigindo, ensaiando e apresentando novos espetáculos.
Com o isolamento imposto pela pandemia o TEMP teve que suspender suas atividades e, portanto dar uma trégua. Mas não por muito tempo. As aulas voltaram de forma virtual e online.
Outros projetos foram surgindo e estamos trabalhando em uma versão para exibição online de ‘O Inferno são os Outros”, uma adaptação de “Entre Quatro Paredes” de Jean Paul Sartre, encabeçada pelos atores Michele Sonsim, Rafael Moreira e Gabriele Clemente. E assim fomos nos envolvemos com outras tecnologias para fazer a atividade artística acontecer.
Outro projeto já vitorioso é a Rádio Novela – Drácula. E dessa vez envolvendo vários profissionais.

DRÁCULA - A RADIO NOVELA

Agosto será na veia. E nossa epidemia ainda é a arte que precisa jorrar por todas as veias e artérias. O cenário desenhado pela pandemia é particularmente cruel para toda a atividade artística. E aos atores particularmente, fica cada vez mais claro que apresentações presenciais só retornarão no próximo ano. Diante disso, somos obrigados a lançar mão de outras alternativas e canais para escoar a nossa veia artística. E falando em veias, nada melhor do que - Drácula.  Mas, em um novo formato. Ele já foi livro, filmes, séries, histórias em quadrinhos, teatro, peça infantil, mas rádio novela acredito ser a primeira. Assim sendo estamos convidando a todos para prestigiar a nossa Rádio Novela - Drácula. Cada ator está gravando em sua própria casa, com seu celular. Guarda roupas são transformados em estúdio, um lençol ou cobertor servem para abafar o som e assim, de forma absolutamente artesanal os atores vão registrando em áudios suas interpretações, que a seguir são enviados ao diretor que pontua suas observações ou sugestões e a finalmente os áudios são encaminhados para o drive onde já estão previamente separadas uma pasta para cada capitulo e finalizando entra a edição que vai unindo as vozes e criando a magia  para nossa versão de DRÁCULA. Serão 30 capítulos para escoar nossa releitura do clássico romance de Bram Stoker.Essa forma de trabalho permitiu que atores de diferentes locais pudessem se juntar ao projeto. Desse modo Rodrigo Scarpelli que fez por muitos anos parte da Cia de Mario Persico, e ha alguns anos atuando exclusivamente em São Paulo pudesse estar novamente atuando com os novos integrantes do coletivo de Sorocaba. Também Caio Cordeiro hoje em Santa Catarina da mesma forma pode participar do projeto enviando os áudios de seu personagem. As exibições diárias acontecerão, à priori nas seguintes plataformas:
Rádio Nova Tropical FM 105,9 - Rádio comunitária.

Site: www.teatroescolamariopersico.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCVV6AvR1Bks8lLdDTEfnL7A/Teatro Escola Mario Persico

Participam deste projeto vinte e três (23) atores:

Alessandra Constantino

Beatriz Del Cistia Corrêa